Bike indoor: o que é e como montar uma aula na sua academia

Você quer oferecer aulas de bike indoor para aumentar as opções de atividades para seus clientes e também poder fidelizar mais alunos na sua academia, porém, está em dúvida se essa é uma boa escolha?

Não sabe quais são os benefícios, ou ainda como tornar isso possível? 

Então, veja agora mesmo dicas de como começar, investir e promover esse esporte, que pode vir a ser muito lucrativo para o seu empreendimento.

Mas afinal, o que é bike indoor?

O bike indoor, ou ciclismo indoor, como também é conhecido, simula um passeio de ciclismo, porém, é feito em cima de uma bicicleta ergométrica. Os praticantes desse esporte têm a sensação de que estão pedalando em diferentes ambientes.

Uma atividade que garante uma ótima experiência, já que é possível “estar” em terrenos planos, subidas, morros, desfiladeiros… Mas claro, sem enfrentar poeira, riscos de quedas e machucados ou ter de se preocupar com a chuva.

O exercício é completo, principalmente porque:

  • Tem baixo risco de lesão.
  • Fortalece as articulações.
  • Ajuda a definir o corpo.
  • Emagrece.
  • Melhora a vida social, já que traz a interação com outros participantes.

Para quais pessoas o bike indoor pode ser oferecido?

O bike indoor é para pessoas que querem reduzir o peso corporal, diminuir os risco de doenças, melhorar a resistência física, aumentar a autoestima e controlar o estresse.

Esse esporte é liberado para alunos de qualquer idade. Tanto iniciantes quanto pessoas com um nível mais avançado podem treinar juntas. Basta ajustar o nível do exercício à situação de cada um.

As únicas ressalvas são para quem tem lesões em determinadas partes do corpo e problemas cardíacos. Nesses casos, deve-se seguir a orientação de um médico.

Como montar uma aula de bike indoor na sua academia?

O bike indoor é realizado em salas com várias pessoas, inclusive como outros tipos de exercícios, e é feito ao ritmo de uma música e com a orientação de um profissional especializado.

Sendo assim, você deve pensar em alguns elementos que irão ajudar a tornar o seu novo espaço ainda mais atrativo e, com isso, garantir mais sucesso.

Quer ter um espaço completo e que te dê um bom retorno financeiro? Então, veja as dicas do tópico seguinte:

5 elementos-chave para garantir uma aula bike indoor de sucesso em sua academia:

O ciclismo indoor é uma modalidade de exercícios que naturalmente traz um bom retorno financeiro, mas alguns detalhes fazem diferença, principalmente, se quer tornar essa uma das melhores áreas da sua academia.

Separamos algumas dicas que podem parecer simples, mas que são extremamente funcionais para quem quer ter muito mais que um espaço funcional, mas sim perfeito.

Veja 5 elementos chave para garantir uma aula bike indoor de sucesso em sua academia:

1. Organização da academia:

Inicialmente, você deve pensar em como organizar um espaço na sua academia. Então, de preferência, reserve uma área livre e que seja privada. Afinal, a experiência será melhor para os participantes e não irá atrapalhar as demais atividades.

Caso não tenha um cômodo sobrando, você pode, por exemplo, usar o drywall (paredes de gesso) para criar um ambiente mais privativo.

Em seguida, deve pensar em bicicletas adequadas. É importante, no entanto, lembrar que os equipamentos disponíveis devem sempre estar funcionando.

A inclusão de aparelhos de televisão com vídeos com dicas e exercícios podem ser outros benefícios para oferecer aos alunos da academia, embora não seja obrigatório.

E claro, você não pode esquecer de ter instrutores especializados e que realmente conheçam da área.

2. Equipamento:

As bicicletas para bike indoor permitem que os braços fiquem em diferentes posições. Além disso, essas posturas podem ser combinadas com a possibilidade de pedalar em pé ou sentado, utilizando, inclusive, diversas velocidades.

A altura da bicicleta pode ser adaptada para cada aluno, dessa forma, garantindo mais conforto a cada um durante as aulas. Essa é apenas uma das vantagens que esses equipamentos oferecem.

A partir daí, há variações que você pode considerar para oferecer mais um diferencial para os alunos. Existem bicicletas que permitem uma pedalada suave e fluida, com monitor LCD que mostra a velocidade, a distância percorrida, o tempo de exercício, as calorias queimadas, entre outras opções.

Ao escolhê-las, o mais importante que você deve lembrar é que tem que ser ajustável, permitindo variar o esforço. Um tapete é outro item que não pode faltar para proteger o chão.

3. Aparelho de som:

A música serve para o praticante de bike indoor tirar o estresse da mente, perceber o esforço, desenvolver todo o seu corpo e mente de forma sustentável durante a aula.

É por esse motivo que a música deve atender a certos padrões. O volume não deve ficar muito alto a ponto de ninguém conseguir ouvir as falas do instrutor nem baixo demais, a ponto do aluno não conseguir acompanhar o ritmo.

A música adequada é aquela que permite que os alunos mantenham a concentração e que estimule o exercício. Por isso, um aparelho de som comum com entradas USB e CD já é suficiente.

4. Instrutor:

A função do instrutor é ensinar, como em qualquer outro treino orientado. Portanto, o comportamento e as qualidades do professor são essenciais para o sucesso da aula de ciclismo indoor.

E-book

Nessa atividade, o profissional encarregado de dirigir a aula deve saber comunicar-se, realmente acreditar no que está fazendo, sentir a música e transmitir aquela sensação de diversão para seus alunos.

Além disso, um bom instrutor deve apresentar os seguintes aspectos:

  • Ser exemplo: sentar corretamente e se posicionar bem na bicicleta. Além de usar roupas adequadas e ser o primeiro a usar toalhas e semelhantes, para manter a higiene.
  • Ter conhecimento: é fundamental que o instrutor saiba como o exercício deve ser feito e as necessidades individuais de cada aluno.
  • Ter boa forma física: não precisa ser um atleta profissional, mas deve ser visto como um praticante de esportes, fazendo bem seu trabalho e participando ativamente das aulas.

Todos esses elementos mencionados têm o objetivo de motivar e fazer essa atividade ser uma experiência completa e totalmente inesquecível.

5. Frequência cardíaca:

É um exercício sem impacto ou risco de lesões, porém o controle da frequência cardíaca do praticante não pode ser descuidado. Encontrar um bom dispositivo que leia os batimentos cardíacos é o segredo para oferecer conforto e segurança nas aulas de ciclismo indoor.

Como montar um estúdio de bike indoor com pouco dinheiro?

É lógico que antes de começar a oferecer aulas desse esporte na sua academia, você tem que pensar na viabilidade desse projeto. 

Então, a seguir estão algumas dicas para que você consiga oferecer o ciclismo indoor com o mais baixo investimento possível:

1 – Parcelamento:

Provavelmente, você está pensando que pode sair caro oferecer essas aulas, mas se engana! O mercado fitness cresceu demais nos últimos anos. Atualmente, existem melhores opções de financiamento.

2 – Comece com poucos equipamentos:

Se você quiser pode montar uma aula de ciclismo indoor de uma forma mais econômica. Você pode adquirir poucas bicicletas conforme couber no orçamento que tem disponível e conforme for adquirindo retorno, então, pensar em aumentar o espaço.

Você pode ir expandindo gradativamente conforme houver a necessidade e a chegada de novos alunos!

3 – Prefira aparelhos com melhor custo benefício:

Ao escolher quais bicicletas são as mais adequadas para suas aulas de bike indoor, é aconselhável verificar as principais características de funcionalidade e desempenho.

É importante que você adapte a compra do equipamento de acordo com seus objetivos. Então, não esqueça do custo benefício ao adquirir as bicicletas.

Faça uma análise do orçamento antes de fazer qualquer escolha. Não seja impulsivo, pesquise, avalie, compare e só aí então, compre.

Como encontrar alunos para suas aulas de bike indoor?

Qualquer tipo de negócio precisa de uma estratégia comercial. No caso das aulas indoor para academias, a estratégia visa não só o aumento gradual do número de alunos como também na fidelização deles.

1 – Crie novos programas: 

Ofereça vantagens para quem trouxer novos clientes, recompense com descontos, dê dias de treino grátis, peça a opinião dos alunos para as aulas de bike indoor, etc. 

Enfim, faça com que as pessoas interajam mais com a academia.

2 – Posicionamento na web e nas redes sociais: 

Cada vez mais as pessoas estão antenadas na internet e buscam procurar esses serviços por diferentes canais virtuais, ver recomendações, conhecer mais sobre as promessas e só depois, ir fisicamente ao local.

Por isso, manter seu site atualizado é de extrema importância para que todos saibam o que sua academia está oferecendo. Além de aparecer nos buscadores, para assim, atrair mais clientes.

3 – Conheça o perfil dos alunos: 

Nas aulas de ciclismo indoor você encontrará pessoas que amam esse esporte, que fazem dessa atividade um momento importante em suas vidas. 

Há também, outros alunos que não amam o exercício em si, mas percebem os benefícios para a saúde e o corpo e, por isso, frequentam as aulas ao longo do tempo.

Quanto mais motivos esses alunos tiverem para se exercitar, mais fácil será para eles se sentirem satisfeitos e até mesmo recomendar sua academia. 

Então, vai depender de você que esses praticantes não acabem se entediando com a mesma rotina de sempre.

Um jeito simples de fidelizar essas pessoas é oferecer um nível de promoção cada vez mais alto para aqueles que conseguirem ir mais vezes às aulas.

Há também a procura por quem quer apenas “experimentar” ou porque tem alguma enfermidade que requer esses exercícios como um “tratamento”. 

O ciclismo indoor, no entanto, possui a vantagem de ser um exercício fácil.  Além disso, ajuda na interação entre os alunos, o que normalmente os torna uma “comunidade”.

Aproveite as dicas e comece a planejar suas aulas de bike indoor:

Reservar um espaço, adquirir algumas bicicletas, ter um aparelho para tocar música e um bom instrutor… É isso que você precisa para começar. Para aumentar o número de alunos, crie promoções e interações.

A preocupação com a saúde e a forma física é uma constante. Isso não parou de crescer nos últimos anos. Mais e mais pessoas estão interessadas em se exercitar.

E a prática de um exercício fácil, com baixo risco de lesão e que promove uma interação social como o bike indoor é uma oportunidade para tornar seu negócio mais lucrativo.

Aproveite e comece a expandir o quanto antes o seu negócio. Faça acontecer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.