E-commerce de materiais de construção: por que e como criar o seu

Quer saber se ter um e-commerce de materiais de construção é uma boa ideia? Está em dúvida se deve expandir para o digital e aumentar o seu negócio? Está com medo de se arriscar?

Então, no post de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas. Saiba se você deve ou não ter uma loja virtual e quais são os benefícios desse mercado:

Por que ter um e-commerce de materiais de construção?

Provavelmente você está cogitando todos os motivos para ter certeza se deve ou não criar um e-commerce para sua loja de materiais de construção. Afinal, porque ir para um mercado mais desconhecido e não manter apenas o físico?

Pois bem, o que parecia apenas uma opção distante se tornou uma necessidade para o consumidor e também para o empreendedor.

É verdade que com a chegada da pandemia, esse meio se tornou mais explorado e, também, essencial. O que de fato podemos notar é que essa expansão trouxe muitos benefícios e tem melhorado vários setores dentro do comércio, sendo esse, um dos principais.

O e-commerce contribui com a praticidade que o consumidor necessita e assim, nem o estabelecimento e nem o cliente ficam restritos a um horário determinado de compra e venda e podem ter uma liberdade geográfica que favorece ambos os lados.

Essa nova dinâmica destaca as vantagens de por quê é essencial que a sua loja tenha uma expressiva presença no mundo digital e assim, um e-commerce de materiais de construção se torna uma ferramenta indispensável para o seu crescimento como empreendedor. 

Além da melhoria para quem fornece o produto, o e-commerce, que nada mais é do que um comércio eletrônico, ajuda para que o cliente possa ter acesso a variados produtos da lojas e assim, ter agilidade para comprar e fazer uma avaliação prévia do produto.

A princípio, o empreendedor deste ramo pode ter uma certa resistência em expandir seu negócio para essa vertente digital, já que a construção é um segmento “primário”.

Esse modelo traz uma facilidade que sai na frente do modo tradicional que conhecemos e estamos acostumados, justamente por proporcionar ao cliente uma busca mais objetiva e uma pesquisa abrangente do que ele realmente procura e precisa.

Como começar um e-commerce de materiais de construção:

Veja a seguir algumas dicas que você precisa seguir para começar um e-commerce de materiais de construção da forma certa:

1 – Planejamento:

O primeiro passo é o planejamento. Você precisa planejar todas etapas e se organizar, pois somente dessa forma será possível ter resultados mais imediatos e, principalmente, garantir que tudo saia exatamente como o esperado.

Então, não se esqueça de planejar e de visualizar o que será feito e como será feito. 

Os próximos tópicos irão te ajudar a planejar e ver algumas coisas que são essenciais e que não devem faltar na hora de procurar como montar o seu próprio e-commerce de materiais de construção:

2 – A plataforma:

Você deve levar em conta a escolha da plataforma que irá usar. Para isso, fazer uma pesquisa minuciosa das melhores opções do mercado é muito importante.

Um dos pontos a se observar é o foco da plataforma. Existem várias opções disponíveis, mas somente as que tem como prioridade o varejo é que pode proporcionar o retorno que você procura.

Observe se a plataforma irá atender a praticidade que o e-commerce propõe. O carregamento da sua página deve ser rápido e eficiente, por exemplo, não deixando o cliente esperar. 

Procure também uma plataforma que permita que seu cliente tenha opções variadas e seguras para pagamento, o que expande o acesso ao seu produto e traz mais credibilidade. 

Verifique também se possui integração com o seu sistema de logística, seja ele qual tenha escolhido.

3 – Estratégia de SEO:

Para o sucesso e maior alcance do seu e-commerce, é fundamental que você tenha uma boa estratégia de SEO. O que possibilita o fácil acesso e visibilidade do seu negócio.

4 – Planejamento financeiro:

O planejamento financeiro é uma grande vantagem para quem opta por criar um e-commerce de materiais de construção. O investimento é bem inferior ao que seria preciso para um estabelecimento físico.

É, também, imprescindível que o sistema do comércio digital tenha integração com a gestão da empresa. 

5 – Controle do estoque:

Você deve ter como prioridade o controle de estoque, prazos de entrega e logística do material que está à venda. 

É preciso garantir materiais suficientes em estoque para que não haja atraso na entrega e para que seja feita a escolha da embalagem apropriada para envio.

Justamente a facilidade da compra e comparação de produtos através do mundo digital, é o que faz com que a atenção à satisfação do cliente seja primordial. As pessoas avaliam o atendimento e os produtos, servindo de base para novos clientes. 

Essa assistência permite a fidelização dos consumidores ao seu material e atrai novos compradores. Então invista num profissional que possa prestar essa assistência ao cliente com qualidade. 

E-book

Sendo assim, a apresentação que seu e-commerce terá deve dar atenção não só ao campo visual, mas também ao atendimento ao cliente.

O controle de estoque é um fator de extrema importância e que afeta diretamente a imagem do seu comércio virtual. 

O e-commerce de materiais de construção ainda facilita a previsão da demanda de produtos específicos e garante a satisfação do cliente se seu estoque estiver de acordo com as necessidades deles. 

Além disso, com o prazo de entrega cumprido, a sua marca se torna confiável e a boa experiência do consumidor é atingida. 

Os fornecedores têm grande importância nessa dinâmica, por isso é importante que sua loja virtual e eles estejam alinhados para que prazos sejam atendidos e o cliente não tenha imprevistos e prejuízos por atrasos que, embora não sejam causados por sua loja, poderão ser facilmente atribuídos a ela.

O crescimento do e-commerce de materiais de construção:

A pandemia e o isolamento social fizeram com que muitos estabelecimentos fechassem as portas, mas esse não foi o caso de muitas lojas de materiais de construção. 

Com o isolamento social, as pessoas foram forçadas a passar mais tempo em suas casas, e isso fez com que a necessidade de reformas e ajustes crescessem. 

Nesse período, o e-commerce de materiais de construção teve um crescimento expressivo, e as pessoas foram, automaticamente, se habituando a esse novo modelo de venda e compra. 

Hoje, o comércio virtual se tornou não apenas uma alternativa, como também uma expansão importante do negócio.  

Já é claro que esse tipo de comércio ajudou muitos a sobreviverem a crises econômicas, e agora, ele se torna ainda mais necessário para o crescimento dessas atividades. 

Para os materiais de construção, o e-commerce facilita a análise do perfil do cliente, sugere produtos e possibilita a combinação e comparação de itens. Isso traz uma facilitação no processo, essa que é primordial para definir o perfil de consumidor.

Como divulgar um e-commerce de materiais de construção: 

A tecnologia é uma das melhores aliadas nesse processo. Felizmente, atualmente você tem vários canais disponíveis e na maioria das vezes gratuitos para expor seus produtos: as redes sociais.

Elas ajudam a dar visibilidade à sua loja e aumentar a autoridade no mercado digital. Então, explore as principais opções: Facebook, Instagram, Tik Tok…. E assim, faça as suas vendas acontecerem.

Garanta que as redes sociais estejam em funcionamento paralelo ao seu e-commerce e lembre-se que grande parte do acesso que as pessoas têm ao seu produto é feito pelo celular. 

Seu comércio virtual deve chamar atenção do cliente. Então, use fotos de qualidade e vocabulário simples, em frases objetivas. Vídeos também facilitam a compra e passam credibilidade ao cliente. 

É importante que o atendimento ao cliente esteja bem definido no momento de fechar a compra para que o consumidor sinta segurança tanto no fornecimento de dados quanto na confiabilidade do seu comércio.

As promoções são uma ótima estratégia para ajudar na divulgação. Combine materiais e coloque esses “combos” como atrativos para seu comércio, evidenciando sempre a sua marca.

Dedique-se às descrições e informações detalhadas dos produtos. Coloque referências dadas por seus consumidores, incentive avaliações e possibilite que os comentários sobre o produto estejam sempre abertos para que os clientes possam trocar experiências.

Quais as vantagens em criar um e-commerce de materiais de construção?

Hoje em dia temos buscado cada vez mais a liberdade geográfica e a otimização do tempo de trabalho. 

Quem é fornecedor precisa estar sempre disponível e quem é o consumidor quer sempre agilidade para ter suas necessidades atendidas. 

O comércio virtual possibilita que esse encontro de necessidades aconteça, e isso, muitas vezes, supre a demanda dessas áreas. Algo que tem uma procedência completamente diferente do que no mercado físico.

Além disso, optar por um negócio virtual não implica a exclusão da loja física, pelo contrário, é possível ainda manter ambos em funcionamento e lucrar de duas formas diferentes.

Eu preciso ir para o mercado digital e ter um e-commerce?

Com o mercado virtual é possível ampliar de uma forma incrível a quantidade de pessoas interessadas em seus produtos. Você pode encontrar clientes que estão em qualquer lugar do mundo e, mesmo assim, fazer com que tenham acesso a sua mercadoria. 

Isso possibilita uma abrangência que não é possível de forma alguma no comércio físico e com isso, as possibilidades de crescimento e sucesso se tornam bem maiores, até mesmo, com um potencial ilimitado.

A economia em relação ao retorno que o e-commerce proporciona é incomparável aos custos de uma loja física e devemos considerar também a economia em relação a criação do espaço digital vs físico.

Sua loja virtual pode e deve ser criada conforme o seu perfil e o de seus clientes. Sua página deve ter sua identidade e ressaltar as características do seu empreendimento.

Assim podemos enxergar com clareza as vantagens de agregar um e-commerce ao seu negócio para a permanência no novo mercado que cresce cada dia mais e, dessa forma, se tornando uma ferramenta de alto potencial para alcançar o sucesso nos seus investimentos.

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