Prescrição eletrônica: 7 vantagens de usar essa ferramenta no consultório

A ferramenta moderniza os processos e traz agilidade. Veja algumas vantagens para começar a usar a prescrição eletrônica o quanto antes!

Quantas vezes um paciente não entendeu uma prescrição médica em papel, seja receitas de remédio ou orientações sobre a condição clínica? Com a prescrição eletrônica, que é quando o paciente sai com tudo pronto e ainda salvo no seu sistema, é possível trazer mais segurança durante a consulta e ainda facilitar o seu processo.

Mais legíveis, esse tipo de prescrição acelera até a situação do paciente, que chega na farmácia com tudo pronto e correto. Sem falar que se o médico precisar de mais tempo para entregar as receitas, a prescrição eletrônica pode ser enviada por mensagem de Whatsapp ou e-mail, sem problema algum.

Neste artigo vamos trazer mais vantagens para você, médico, aderir à prescrição eletrônica. Será um investimento relativamente alto, mas que a longo prazo economiza tempo e dinheiro graças às facilidades oferecidas pela tecnologia.

Continue a leitura para entender como funciona e quais são suas vantagens.

O que é a prescrição eletrônica?

A prescrição médica eletrônica são indicações de remédios ou tratamentos feitos por um profissional médico a determinada pessoa. É a receita tradicional, conhecida por deixar o paciente confuso quando a letra do médico é quase inelegível. Ela pode ser feita em qualquer programa do computador, mas para deixar tudo mais organizado, é possível contratar um sistema específico.

Esse sistema será mais automatizado, fazendo com que as prescrições te levem a toda a ficha do paciente, auxiliando na rapidez e segurança do atendimento.

Agora que você já sabe o que é uma prescrição eletrônica, é hora de saber as principais vantagens de aderir a esse sistema.

7 vantagens de usar prescrição médica eletrônica

O seu atual sistema, possivelmente manual, pode estar atrasando atendimentos sem oferecer nenhuma segurança de informações. Veja 7 vantagens de aderir a prescrição eletrônica.

E-book

Segurança de informações

Um sistema preparado de prescrição eletrônica mantém tudo armazenado com segurança, facilitando em apenas um clique o histórico daquele paciente, que se precisar novamente, terá tudo armazenado através da tecnologia. Tudo à prova de qualquer invasão digital ou algo do tipo.

Organização de pacientes

Quando o paciente vai buscar atendimento, ele não quer esperar muito, sendo que já aguardou para ser chamado na consulta. Imagine ele entrar e ainda aguardar o médico procurar entre centenas de pastas e documentos? A prescrição eletrônica evita que pacientes antigos sofram com processos demorados e obsoletos.

Compartilhamento de informações

Muitas pessoas perdem papéis hoje em dia. A prescrição pode ser impressa, mas o paciente pode também salvar no celular através de envios pelo WhatsApp ou e-mail. É só pedir para o profissional e ter em mãos as receitas ou indicações de tratamento.

Proteção jurídica

Caso qualquer problema de natureza jurídica aconteça, você terá a garantia de seus atendimentos através de registros seguros como da prescrição eletrônica. É uma prova do serviço responsável, já que algumas pessoas podem tentar culpar o profissional por tratamentos sem resultados, por exemplo.

Agrega valor ao seu negócio

Uma clínica ou consultório médico automatizado com certeza passa mais confiança e credibilidade aos pacientes, que desde a recepção percebem que há setores e serviços interligados através da tecnologia. Sem falar que você não será o(a) médico(a) que não será claro em receitas e indicações.

Traz novas opções

Por causa da pandemia, a telemedicina passou a ser muito utilizada por médicos. Ela só funcionará bem com prescrição eletrônica, te dando a oportunidade de buscar pacientes em qualquer parte do mundo. Esse tipo de teletrabalho funcionará com um bom sistema de prescrição e claro, outros mecanismos para se aproximar dos pacientes e entender seus problemas.

Acelera os processos

Nenhum paciente ou farmacêutico irá sofrer para entender receitas, além disso, torna a consulta e a venda de medicamentos mais rápidas. É possível assinar a prescrição, além de criar no mesmo sistema: atestados médicos, relatórios e até solicitação de exames. Um sistema completo consegue entregar tudo isso e muito mais para paciente e médicos.

A prescrição eletrônica é muito importante para médicos se adaptarem à tecnologia, o que é quase um dever de qualquer profissional atualmente. Aquele que ainda utiliza papel e caneta ainda existe, mas sabemos que se colocarmos em uma balança o escolhido será o médico ou médica mais atualizado e que deixará os processos mais eficientes e rápidos!

E agora que você já sabe como uma simples prescrição eletrônica pode contribuir para sua clínica, que tal aprender como usar sua imagem para atrair mais pacientes e mantê-la sempre movimentada?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.