6 dicas práticas e baratas para atrair clientes durante a pandemia

Quer preparar seu negócio para correr atrás do prejuízo? Conheça algumas estratégias úteis para atrair clientes neste momento de incerteza econômica

Os danos causados pela pandemia do novo coronavírus foram devastadores não só para a saúde dos milhões de infectados, como também para a economia dos países afetados.

Segundo o IBGE, até julho, 716 mil empresas brasileiras de pequeno porte já haviam fechado as portas definitivamente após regras rígidas de quarentena serem estabelecidas.

Muitas das empresas que estão resistindo à diminuição da quantidade de clientes e do encolhimento do ticket médio têm recorrido a novas estratégias para se manter.

Entre as principais, por exemplo, está a migração para o comércio digital. Hoje, muito mais pessoas veem a necessidade e benefícios de comprar e vender online.

Mas não é só isso. A seguir, separamos outras estratégias que vêm sendo usadas com sucesso para atrair e fidelizar clientes que seu negócio também pode adotar.

1. Garanta a segurança e comodidade do cliente

Mesmo com a queda da quantidade de novos casos registrados de infecção pelo vírus, ainda não é todo mundo que se sente seguro para sair de casa e se expor.

Caso seja viável para seu tipo de negócio, oferecer ao cliente a opção de entrar em contato pelo telefone ou canais digitais (site, redes sociais) e receber os produtos comprados ou ser atendido na segurança de casa pode ser um incentivo valioso.

Caso contrário, para garantir que menos clientes deixem de comprar com você por insegurança, deixar seu posicionamento bem claro deve ser prioridade. Quais serão os horários de funcionamento do seu estabelecimento? Quais medidas de segurança serão adotadas e exigidas? Haverá álcool em gel disponível no local?

Além de serem úteis para garantir sua segurança, a de seus funcionários e a dos clientes, adotar medidas como essas demonstram que você está atento às preocupações e necessidades do seu público e disposto para ajudar a resolvê-las.

2. Adote estratégias de marketing mais assertivas

Mesmo antes da pandemia, nem toda empresa de pequeno e médio porte tinha os recursos necessários disponíveis para investir em boas estratégias de marketing.

Mas a diminuição da quantidade de clientes e a consequente escassez de caixa tem motivado empreendedores a pensar em alternativas para voltar a atrair mais gente.

Algumas das estratégias de marketing mais modernas podem ser feitas por apenas uma pessoa ou completamente automatizadas sem precisar investir um alto valor.

É o caso das redes sociais. Segundo a pesquisa mCommerce no Brasil 2019, realizada pelo PayPal em parceria com o Ipsos, 43% dos consumidores brasileiros aproveitam as redes sociais para fazer compras. No resto do mundo, a média é de apenas 30%.

Produzir conteúdos de qualidade, interagir com o público e possuir uma identidade visual interessante ajuda a ter sucesso nas redes. Assim como ter um site empresarial. No mundo digital, ter um site é como ter uma casa própria. Você pode deixá-lo como quiser e impressionar as visitas para que voltem – e comprem – muito mais vezes.

Por último, por que não investir no bom e velho e-mail? Esta ainda é uma maneira muito eficaz de se comunicar com quem já é seu cliente ou tem interesse no que você tem a oferecer. Existem plataformas onde você pode automatizá-los completamente de graça!

3. Capriche na apresentação do estabelecimento

No caso de segmentos em que o atendimento online não é possível, a exemplo das oficinas mecânicas, receber o cliente no estabelecimento é indispensável.

Mas, além de garantir a segurança de clientes e funcionários adotando as medidas de segurança que citamos no começo do texto, é importante deixá-los confortáveis.

Uma maneira de garantir que seu cliente se sinta bem recebido no seu estabelecimento, independente do segmento, é caprichando na apresentação.

E-book

Em outras palavras, seu cliente se sentirá bem-vindo e terá vontade de voltar se seu ambiente estiver com a limpeza em dia e tiver uma decoração interessante.

Igualmente importante neste quesito é garantir o conforto do seu estabelecimento. Daí a necessidade de uma boa climatização e fácil acessibilidade, por exemplo.

Afinal, se seu cliente está disposto a ir até seu estabelecimento, mesmo durante uma pandemia, por que não garantir que seja recebido da melhor maneira possível?

4. Crie uma experiência inesquecível para o cliente

Você conseguiu atrair o cliente, e seu ambiente está preparado para recebê-lo com toda a segurança e conforto? Que ótimo! Mas não pense que o trabalho termina aí.

Agora começa uma das etapas mais delicadas e essenciais para garantir que o cliente não apenas conclua a compra como queira voltar mais vezes: o atendimento.

Não é exagero dizer que um bom atendimento faz toda a diferença nos negócios. Segundo a Harvard Business Review, 73% dos líderes dizem que fornecer uma experiência do cliente confiável é fundamental para o desempenho da empresa.

E garantir uma experiência do cliente incrível na sua empresa pode ser até mais fácil do que você pensa. Para isso, tenha sempre em mente que você está lidando com pessoas com necessidades e preocupações muito parecidas com as suas.

Antes de mais nada, garanta que sua equipe esteja preparada para lidar com clientes. Ou seja, que ela saiba tratá-los com cordialidade, mesmo diante de eventuais aborrecimentos

Não fechar os ouvidos para sugestões e reclamações também pode ajudar você a criar uma experiência do cliente cada vez melhor e, consequentemente, bons resultados de vendas.

Outro detalhe importante diz respeito à agilidade do atendimento. Ninguém gosta de esperar demais, não é? Então, garanta que seu negócio esteja equipado com tecnologias e soluções que facilitem um atendimento rápido.   

5. Divulgue promoções e eventos do seu negócio

Todo mundo gosta de uma boa promoção, principalmente quando ela vem em boa hora. Com a pandemia, não foram poucos os trabalhadores que perderam suas rendas ou as viram diminuir.

Ao oferecer promoções em seu negócio, você não apenas aumenta a saída de produtos ou serviços, como também aumenta o poder de compra do cliente. Ou seja, você está o ajudando a adquirir mais com menos dinheiro.

Quando esses mesmos clientes voltarem a ter condições melhores de comprar, as chances deles lembrarem do seu negócio são ainda maiores!

Algumas sugestões de promoções são: abaixar o preço de produtos parados há muito tempo, enviar cupons que oferecem descontos por tempo limitado, ter um programa de fidelidade com descontos exclusivos ou até oferecer brindes simples.

6. Ofereça as melhores condições de pagamento

Outra iniciativa que seu negócio pode ter para agregar valor à vida do cliente em tempos de pandemia é oferecer condições de pagamento atraentes.

Lembre-se que a renda de seu cliente deve ter sido afetada pelas consequências do coronavírus na economia. Para ele, é muito importante fazer cada centavo valer.

A ação mais simples nesse sentido é obter uma máquina de cartão que seja segura. Mas antes, estude sobre o sistema antifraude que cada uma possui, compare as taxas cobradas e só as adquira diretamente com a empresa responsável.

Uma vez que a máquina esteja instalada e operando no seu negócio, você poderá oferecer aos clientes opções de parcelamento. Além de atrair mais pessoas para seu estabelecimento, a possibilidade de parcelar aumenta o poder de compra do seu cliente e, consequentemente, seu ticket médio. Quanto mais parcelas o cliente puder fazer e menores forem as taxas para ele, maior será a chance de adesão.

Por fim, você pode ainda oferecer cashback, que é quando o cliente recebe uma pequena porcentagem da compra de volta. Isso funciona como estímulo para que ele faça compras maiores e mais vezes. Para começar, pesquise sobre as condições de cada plataforma de cashback. Depois de escolher quais valores você quer oferecer de volta, é só fazer seu cadastro e começar a vender mais!

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7 Comentários

  1. gostei muito

  2. Gostei muito da ideia de vcs espero poder contar com vocês….

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