Pagamento recorrente ou parcelado: qual a melhor opção para a sua academia?

Está em dúvida entre utilizar o pagamento recorrente ou parcelado para a sua academia? Não sabe qual dessas duas opções será mais vantajosa para você? Não sabe qual apresentará melhores resultados?

No post de hoje iremos apresentar as principais diferenças entre cada um desses meios de pagamento e, principalmente, te mostrar as vantagens que irá adquirir ao optar por qualquer um dos dois para sua academia.

Saiba agora qual a melhor opção para você implantar na gestão financeira da sua academia:

Tenha um maior controle financeiro da sua academia

É muito importante manter o controle financeiro da empresa, afinal, se não houver uma boa gestão de entrada e saída de caixa, sua academia provavelmente irá enfrentar sérios problemas.

É fundamental que se organize para evitar gastos desnecessários ou baixo lucro. Além disso, um controle de caixa na sua academia pode fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais, atraindo mais clientes e rendendo mais.

Além de que, um bom empreendedor deve se organizar de modo a oferecer aos seus clientes as melhores opções de negociação sem que a empresa seja prejudicada.

Por isso, é extremamente essencial o  controle de fluxo de entrada e saída de receita e estar atento às melhores formas de pagamento a fim de beneficiar a todos. É aí que entrar escolher entre pagamentos recorrentes ou parcelados.

Qual a importância de oferecer opções de pagamento?

Antes de falarmos abertamente sobre a diferença de pagamento recorrente ou parcelado, devemos entender quais os benefícios que traz ao empreendedor oferecer várias opções.

O cliente é atraído por demonstrações de conforto e qualidade do produto. Logo, ao oferecer mais de uma forma de pagamento, ele perceberá que a academia também está atenta às suas necessidades. 

O método de pagamento naturalmente é um ponto levado em consideração na decisão final de assinatura de um serviço. Na verdade, um dos mais importantes. 

Por isso, limitar o seu estabelecimento a um só meio pode fazer com que os clientes não se sintam convidados a estabelecer um vínculo com a empresa e procurem outra que o ofereça.

Porém, ainda sim, como prometido, iremos apresentar as principais diferenças entre pagamento recorrente ou parcelado. Veja a seguir:

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma opção bastante utilizada por empresas de pagamentos periódicos e de longa duração, como é o exemplo das academias. Nela, o valor da mensalidade é descontado automaticamente do cartão de crédito do cliente, já na data prevista da assinatura.

Por se tratar de um débito automático, essa forma de pagamento poupa tempo e trabalho de ambas as partes. 

O cliente não precisa sair de casa para realizar o pagamento, ou até mesmo passar suas informações novamente à empresa, visto que já está cadastrado no sistema, o que pode atrair ainda mais aqueles que gostam de praticidade e conforto. 

Além disso, também é um meio de fidelizar os clientes e impedir inadimplências. Visto que o cliente não precisará se preocupar com o pagamento e a academia irá receber automaticamente a cada período combinado.

O que é pagamento parcelado?

O pagamento parcelado geralmente é utilizado para períodos de tempo como semestres ou anos. A academia faz um valor periódico total e o cliente consegue parcelar ele no cartão de crédito. 

Lembrando que esse parcelamento pode sofrer a taxação de juros simples ou compostos, por isso é sempre bom conhecer os métodos utilizados para conseguir a atração dos clientes e, principalmente, saber se vale a pena vender parcelado no seu ramo de atividade. 

Essa forma possibilita ao cliente a disposição da assinatura em um valor mais elevado, sem a preocupação de ter o dinheiro de imediato. 

Um ponto a ser levado em consideração sobre a taxação de juros é quem irá arcar com esses valores, visto que em alguns casos a própria academia pode cobrir esse valor por conta própria. 

Porém, na maioria das vezes fica a critério do cliente escolher lidar com essa taxa ou ele mesmo pagará o valor a mais que será cobrado nas mensalidades. 

Afinal, quais as diferenças entre pagamento recorrente ou parcelado?

Ao disponibilizar mais de um método de pagamento, a academia deve estar ciente sobre as diferenças entre cada uma.

Uma boa organização da parte financeira deve levar em consideração os possíveis cenários que a empresa enfrentará em cada pagamento. Com isso, você conseguirá se organizar de modo a não passar por situações indesejadas na receita final a cada mês. 

A principal diferença entre o pagamento recorrente ou parcelado é o limite disponível no cartão do cliente. 

Quando se faz um pagamento recorrente, o limite do cartão não é colocado em jogo e o valor não é retirado, logo, o cliente consegue mais conforto, pois, ainda terá espaço o suficiente para arcar com suas outras despesas. 

E-book

Já no parcelamento acontece o contrário: o valor da mensalidade é descontado imediatamente do limite do cartão, aumentando o poder de compra do cliente, mas diminuindo a margem de crédito disponível para outras despesas. 

É essencial também deixar o cliente a par dessas situações, pois também se deve levar em consideração o bem estar do consumidor, para que assim ele seja fidelizado pela empresa. 

Prós e contras do pagamento recorrente ou parcelado

Agora que você já entendeu como funciona cada forma de pagamento, trouxemos a seguir alguns pontos positivos e negativos do pagamento recorrente ou parcelado

Com isso, você conseguirá se encaixar da melhor forma às necessidades da empresa e entregar um meio de qualidade aos clientes. 

Prós e contras do pagamento recorrente:

O ponto principal nesse tipo de pagamento é a questão da inadimplência, visto que o método impede que atrasos sejam feitos nas mensalidades. 

Caso o saldo na conta do aluno não seja o suficiente no momento da retirada, o acesso dele à academia será bloqueado e ele terá que fazer o pagamento via boleto. Logo, em ambas as formas, ele irá pagar na data prevista. 

Com essa forma de pagamento, fica mais fácil prever os saldos que a academia irá receber e se programar posteriormente. Assim, basta contabilizar o número de alunos com esse meio cadastrado e fazer os cálculos. 

A renovação do plano é automática após cada ciclo de pagamento, por isso, a fidelização dos clientes se torna mais prática nesse método. 

Além de que, caso seja necessário, a academia poderá criar planos personalizados dentro do período que o cliente desejar, visto que o pagamento é garantido. 

Além disso, um ponto crucial na decisão dessa forma é a questão do limite do cartão do cliente. 

Visto que o limite não é afetado pela mensalidade descontada, o cliente se sente mais seguro em adotar o método e a  continuar com a empresa na sua jornada. 

Um dos pontos que pode se tornar complicado para a empresa é a previsibilidade da receita. 

O método facilita a previsão, porém esse procedimento se tornará necessário a fim de garantir um saldo positivo, por isso, será essencial o encargo de alguém que faça esse planejamento.

Prós e contras do pagamento parcelado

Essa forma pode ser um fator crucial na decisão da adesão de planos de alto custo. Caso o cliente não tenha naquele momento o valor necessário e queira adquirir um plano anual, por exemplo, ele pode optar pelo parcelamento em mensalidades combinadas com a academia.

Outro ponto positivo pode ser a atração por parte do público alvo. Academias que contam com esse sistema tendem a atrair pessoas que são adeptas ao parcelamento, visto que não é necessário ter o dinheiro em mãos para as mensalidades. 

Em contrapartida, um ponto que pode ser benéfico à academia é a situação de inadimplência por parte do cliente. Em casos onde o cliente não realiza o pagamento da fatura que inclui a mensalidade, os valores são cumulativos, o que traz à academia uma situação de imprevistos quanto ao seu saldo. 

Além disso, o conforto e a praticidade são deixados de lado nesse método. Levando em consideração que o pagamento não é automático, esse ponto pode levar o cliente a optar por outra opção, visto que a otimização do seu tempo é deixada de lado nesse processo. 

Entre o pagamento recorrente ou parcelado, qual é o melhor método para a sua academia?

Com um método de pagamento atualizado e que atraia novos clientes, o desempenho de sua empresa poderá ser potencializado, juntamente ao rendimento econômico.

Oferecer aos clientes uma forma de pagamento de qualidade e segura é a chave para a fidelização, visto que o custo benefício é a porta de entrada de qualquer empresa que se preze. 

Por isso, é essencial estar atento às novas formas de pagamento como pagamento recorrente ou parcelado e seus usos no cotidiano, para que você consiga atingir um equilíbrio que atenda tanto a sua empresa quanto aos seus clientes!

Visando a produtividade e rendimento na sua academia, o pagamento recorrente pode ser uma forma que atenda às suas necessidades. Implementar esse sistema significa priorizar o conforto e a praticidade para ambos os lados. 

A gestão da academia é beneficiada na parte burocrática, visto que só é necessário cadastro único em conta, o que poupa tempo aos administradores. 

Além disso, o setor financeiro consegue um maior controle sobre os ganhos e gastos, podendo distribuir de forma igualitária o capital em cada área da empresa. 

Por fim, os clientes ganham mais conforto e agilidade nos processos que, na maioria das vezes, podem se tornar cansativos de serem feitos a cada período de pagamento, já que eles não precisam ter trabalho algum para fazer o pagamento. 

Ademais, eles teriam o benefício de não ter seu limite mudado devido ao pagamento feito, já que não é necessário neste método.

Agora que você já conseguiu entender sobre esses dois tipos de pagamento recorrente ou parcelado, basta escolher qual o que se adapta melhor às necessidades da sua academia, atrair mais clientes e melhorar o desempenho da sua gestão financeira.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.