Marketing pessoal para médicos: como sua imagem pode atrair mais pacientes?
Já pensou em melhorar sua imagem através da propaganda para atingir um público maior? Veja algumas dicas para criar seu marketing pessoal
Toda empresa ou profissional precisa expor seu trabalho para que ele atinja o público, atraia mais clientes e possa até mesmo aumentar sua margem de lucro. Mas essa exposição pode acontecer de várias formas. A principal delas é a propaganda, que pode acontecer naturalmente por meio de um bom trabalho prestado por aquele profissional, como é o caso dos médicos.
Pacientes costumam indicar profissionais de confiança, mas em alguns locais, ou para algumas pessoas, somente isso não adianta. Quando isso acontece, o marketing pessoal costuma ser uma excelente estratégia para popularizar determinado serviço ou produto.
Pensando nisso, criamos esse artigo para ajudar você a criar sua própria estratégia de marketing pessoal e alavancar seu número de pacientes, ou até mesmo abrir portas em outros locais, como a própria internet.
Veja a seguir algumas dicas de marketing pessoal para médicos!
O que é marketing pessoal?
Basicamente, marketing pessoal é como você propaga e vende sua imagem através de inúmeras estratégias, claro, respeitando o código trabalhista de cada profissional. Advogados, por exemplo, não podem utilizar de nenhuma estratégia de vendas para atingir seu público.
Entre as principais maneiras de “vender seu peixe”, então as estratégias nas redes sociais, sejam elas através de artes programadas, vídeos ou aquelas que são mais tradicionais, como a distribuição de panfletos, divulgação em outdoors e propagandas na televisão.
É a principal ferramenta de construção da imagem de um profissional.
Por que fazer marketing pessoal?
Ainda que o consultório esteja cheio, é importante construir uma autoridade onde você vive ou até mesmo nas mídias sociais para atingir ainda mais pessoas e popularizar seus métodos.
Listamos alguns motivos para usar sua imagem e atrair pacientes.
Seja autoridade
Quando se é médico especialista em determinada área, ou um clínico geral, é preciso se destacar para não ser “mais um” entre tantos. Para isso, começar a construir autoridade em um assunto é importante. Através das estratégias que vamos trazer daqui a pouco, você pode selecionar o que está em alta, por exemplo, e debater sobre o assunto, postando em redes sociais ou fazendo propagandas.
Ganhe mais pacientes
A ideia de evoluir e crescer na profissão é sempre muito benéfica, seja na parte financeira, aumentando o ticket médio da sua clínica, por exemplo, ou até mesmo profissional.
Com o marketing pessoal, isso é possível, desde que a estratégia seja eficaz.
Invista em você
Quando a propaganda dá certo, é hora de investir em si mesmo para se manter onde conquistou. Isso só é possível através de autoridade e inovação naquele ofício. Manter as estratégias de venda é importante para que o profissional sempre consiga investir no crescimento do negócio, atraindo ainda mais clientes, ou no caso, pacientes.
5 boas estratégias de marketing pessoal
É possível criar estratégias para a sua clínica ou para o próprio profissional. A seguir, veja algumas estratégias eficazes de marketing pessoal que dão resultado e te colocam em vantagem.
Invista em marketing de conteúdo
Através de uma boa equipe de marketing ou agência especializada, a estratégia de marketing pessoal é criada junto ao médico. Esse profissional deve fazer uma pesquisa antes para entender com qual público o médico conversa, para aí sim definir a estratégia. Se o público estiver em sua maioria no Instagram, é lá que o marketing pessoal para médicos deve ser investido.
Feito isso, e após também ter entendido a idade, o sexo e o perfil dos pacientes, é hora de aplicar. O profissional deve fazer boas publicações, principalmente relacionada a dicas do que o médico faz. É possível também inserir stories com assuntos relevantes, além é claro de criar um blog para posicionar seu nome nas pesquisas, com textos otimizados, por exemplo.
Destaque suas principais qualidades
Se a estratégia é no Facebook, hora de também fazer publicações destacando as habilidades, sem esquecer do depoimentos de quem já é paciente. Esse tipo de estratégia também faz parte de uma rotina de marketing de conteúdo, transformando o seu próprio paciente em um meio de propaganda.
Grave vídeos com ele, ou até mesmo salve aquela mensagem especial em um print. Sempre que possível, mas não a todo momento, relembre aquele atendimento de sucesso e os motivos que fazem você ser um médico tão qualificado!
Tenha sempre o que mostrar
Atualmente, o marketing pessoal é feito de conteúdo, o que ficou mais fácil, já que tudo pode ser considerado conteúdo. Uma reforma na clínica, uma atualização profissional ou até mesmo equipamentos modernos utilizados no atendimento são motivos para atrair pessoas, que devem procurar os serviços primeiramente através das redes sociais.
Conteúdo, para médicos, não deve ser somente dicas de saúde. Pode ser um acesso maior a sua vida pessoal, dos motivos para determinada decisão ou até mesmo aquele “antes e depois” que todo mundo adora.
Aproxime-se das pessoas
Uma das atitudes mais importantes na hora de conquistar o cliente é agir com proximidade e dar confiança ao paciente. É possível ser caloroso na consulta, mas também deve-se criar essa atmosfera através do marketing pessoal, publicando sua rotina com frequência e até nos fins de semana com a família.
Pessoas gostam de pessoas, então, seja cada vez mais “normal” durante as publicações. Conte coisas pessoais, na medida do possível, claro, e busque maneiras de aplicar aquilo que você ensina na sua rotina. Mostre a clínica de uma forma mais pessoal e não esqueça de ser um profissional humano até mesmo longe da consulta.
Ouça o seu público
Tenha sempre um espaço para ouvir quem te segue. Uma ferramenta importante nesse processo são as caixinhas de perguntas do Instagram. Pelo menos de forma semanal, deixe perguntas e tente conhecer o máximo possível do seu público. Assim, você saberá o que buscam em você e qual conteúdo postar toda semana. É importante ter um profissional da área ao seu lado para estar atento às tendências do setor e definir a melhor estratégia.
Agora que você sabe como usar sua imagem pessoal nas redes sociais para atrair mais pacientes, que tal aprender como garantir que eles encontrarão o melhor atendimento em sua clínica?