Materiais de construção: como usar as redes sociais da loja para vender mais?

Conheça algumas das melhores estratégias de marketing nas redes sociais que podem ajudar você a alavancar as vendas em sua loja de materiais

Quem está fora das redes sociais está fora de um dos locais mais procurados (se não o mais procurado) para fazer negócios. Hoje em dia, as estratégias de marketing aparecem como uma salvação para diversas empresas, ou até mesmo são elas que colocam determinado comércio no mapa.

Com soluções baratas e aplicáveis, as redes sociais podem ser uma verdadeira vitrine atual da sua marca ou produto. Quanto maiores os investimentos de tempo (e dinheiro) nesses mecanismos, maiores são também os resultados. E o melhor de tudo é que qualquer empresa pode ter seu perfil e anunciar nas redes sociais.

Não importa o segmento, seu cliente estará nas redes sociais. Se não for ele mesmo, será um filho, sobrinho, esposa. E é usando as redes sociais de forma correta que se consegue atingir o público que procura pelo seu produto, ou, a sua persona. Então, se você acha que uma loja de materiais não se encaixa nisso, está enganado.

Neste artigo vamos trazer algumas maneiras de usar as redes sociais da loja de materiais de construção para vender mais, seja dando dicas sobre cada rede social como também falando sobre as estratégias que você pode utilizar. Lembrando que pode ser importante ter o acompanhamento de um profissional da área caso pretenda investir pesado nesse meio. 

Vamos, primeiro, às dicas sobre os sites e plataformas de relacionamento.

As redes sociais

A primeira ideia quando a maioria das redes sociais foram criadas era aproximar pessoas que estavam distantes e conectar todos de alguma forma. Quando essa ideia começou a ser abandonada, muitas empresas decidiram vender seus produtos nesses locais, como no Facebook.

Facebook

O Facebook possui algumas ferramentas feitas para vendas, como o Marketplace, que existe dentro da rede social, mas também o Facebook Ads, que são os anúncios pagos da plataforma. O administrador da página empresarial define público, valor e outros critérios do anúncio que será rodado em uma quantidade específica de dias.

Além disso, sua página da loja pode ser engajada com estratégias para que as vendas aconteçam. Posts com dicas e que chamam a participação do cliente sempre dão certo se forem bem feitos e profissionais. Por isso, observe a estética da sua empresa nesse sentido.

Instagram

Sem dúvida, o Instagram se tornou a maior plataforma de negócios do mundo, dando um grande espaço para o marketing digital aplicado em diversos segmentos. A pegada do bom humor e humanização de marca através das ferramentas é o que chamam mais atenção dos clientes, principalmente se for um público jovem.

E-book

Reels, stories, feed, propagandas… são só algumas das ferramentas da plataforma para fazer negócios, sem falar nas parcerias pagas que o empresário pode fechar com influenciadores que têm autoridade no segmento. Se for para escolher a primeira rede social para criar o perfil comercial, com certeza deve ser o Instagram.

Pinterest

Essa plataforma é focada na beleza das coisas e uma boa propaganda. Quando se abre o Pinterest já é possível perceber uma quantidade infinita de boas imagens e ideias interessantes. É um ótimo local para encontrar ideias para qualquer segmento, mas não é muito popular no Brasil como o Instagram e o Facebook.

Whatsapp

Se bem utilizado, o Whatsapp pode ser uma ótima ferramenta de vendas e negociação, principalmente aliado a outras estratégias de marketing. Mensagens automáticas, atendimento rápido e envio de links com informações poupam muito trabalho do cliente e fazem com que ele procure quem resolve mais rápido.

Como usar as redes sociais para vender mais?

A resposta está nesta palavra: marketing. Atualmente, as redes sociais são as vitrines mais baratas para se trabalhar ferramentas de marketing digital, e quando há algum investimento financeiro, dificilmente não terá retorno.

Esteja presente

Em uma loja de materiais de construção, o foco é vender os produtos o mais rápido possível. Então, busque maneiras de todos os dias estar presente com vídeos curtos ou fotos dos produtos e claro, tente sempre mostrar motivos para que seu produto seja comprado ao invés da concorrência: promoções, brindes, garantias ou até mesmo um “pague 1, leve 2”, por exemplo. É preciso estar presente.

Seja humano

Pessoas compram de pessoas, então busque maneiras de demonstrar um clima bacana na loja ou contar alguma história legal da empresa. Fale porque vende aquele produto e como ele seria incrível para determinado tipo de cliente através de humanidade e proximidade com seus seguidores e clientes.

Ferramentas de vendas

O Instagram, por exemplo, possui a ferramenta de publicação de fotos e vídeos, com a possibilidade de marcar links de produtos em cada item. Isso também traz uma facilidade grande de negócio, já que poupa do cliente aquele trabalhão de entrar em contato e fechar a venda após muito tempo.

Contrate profissionais

Não adianta querer crescer sem estratégia. Posts sem objetivo não engajam e para saber como atingir seu público é preciso ter ajuda profissional, normalmente de um especialista em redes sociais e vendas. Se não quer o contrato, faça você mesmo cursos e invista nisso. Após algum tempo e experiência você também pode ser dono de uma loja de materiais de construção que entende de redes sociais. Por que não?

Tráfego pago

A expressão tráfego pago é quando você paga para rodar propagandas, seja no Facebook ou Instagram. Um profissional de tráfego ajuda o cliente a enxergar os resultados e oferece as melhores opções para seu nicho, mediante pesquisa. É uma ótima estratégia de vendas que atrai pessoas de qualquer lugar do mundo para comprar seu produto. Lojas online investem pesado em tráfego pago, o que também acaba gerando tráfego orgânico.

Crie conteúdo

Uma página de loja que só mostra que quer vender não atrai. É preciso conexão com sua audiência, e para isso, é necessário aparecer com dicas da área, seja em fotos ou em vídeos. Demonstre conhecimento e autoridade no seu meio para trazer confiança a seu cliente e fazê-lo comprar porque além do produto ser bom, sua empresa participa da rotina dele de alguma forma.

E agora que você já está craque em como usar as redes sociais da sua loja de materiais de construção para vender mais, que tal dar uma olhada em alguns diferenciais que podem te ajudar a se destacar na concorrência?

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