Materiais de construção: 10 diferenciais para destacar sua loja da concorrência
Com a quantidade de concorrentes no mercado, algumas estratégias podem ser bem-vindas para destacar sua loja entre tantas outras. Conheça as melhores!
Seja na sua cidade ou bairro, com certeza devem existir dezenas de lojas de materiais de construção que, muito possivelmente, vendem a mesma coisa que a sua e usam das mesmas estratégias que você. Mas, o que será que está por trás da decisão do cliente escolher uma loja concorrente em vez da sua, ou vice-versa?
Experiência, promoções, localização e até mesmo a simpatia dos vendedores na hora da venda são alguns fatores que atraem as pessoas para determinada loja. Só que, com o passar dos anos, apenas isso não basta. Novidades e “novos jeitos de fazer” precisam ser aplicados o tempo todo para que sua loja não fique para trás.
Neste post, vamos trazer alguns diferenciais em que pode valer a pena investir para destacar sua loja de materiais de construção e afastar a concorrência. Um estudo da sua concorrência é muito importante para esse processo. Primeiro, vamos mostrar algumas coisas que você pode estar fazendo e que afastam seus clientes.
O que tira o destaque da sua loja?
Sua loja de materiais de construção pode estar cometendo alguns erros e você nem percebe. Veja a seguir o que não fazer para destacar sua loja perante a concorrência e claro, destacá-la.
Estar fora das redes sociais
Qual a vantagem para um cliente que está na internet, pesquisa alguma loja que não está nas redes sociais e, se está, possui um perfil mal organizado? Nenhuma. Além de evitar a ligação para saber mais, ele nem irá passar por aquela loja porque encontrou outra nas redes que sabem a vitrine oferecida pela internet.
Atendimento ruim
Funcionários mal humorados, com pouco conhecimento dos produtos que vendem e que ainda praticam um péssimo atendimento são as piores coisas para os clientes. Sem falar que, se além de tudo isso, o processo de compra for excessivamente demorado, é provável que seja a última vez que aquele cliente passará pela loja.
Poucas promoções e atrativos
Há empresários que têm a mentalidade de lucro sempre, pouco se importando com o momento em que vive. É preciso ceder em alguns momentos para ganhar em outros. Caso as vendas estejam ruins, baixar o preço para garantir a permanência do cliente e oferecer brindes pode ser uma opção viável. Não precisa ser sempre, mas tente colocar na memória que na sua loja sempre terá negócio vantajoso.
Os diferenciais para destacar a loja
Agora sim, vamos trazer 10 diferenciais para você começar a aplicar hoje e crescer os lucros da sua empresa através de uma nova roupagem da loja de materiais de construção. Algumas soluções são até bem simples, mas exigem algum tempo e dedicação para alcançar seu potencial. Vamos lá?
Fazer renovações constantes
Layout, design, reformas e investimento em propaganda de qualidade são algumas atitudes que demonstram que a loja está em constante renovação. Isso mostra para o cliente que a loja de materiais de construção está preocupada com a expansão, renovação de produtos e adoção de novas ideias constantemente.
Ter posicionamento
Entre as ideias de posicionamento, a mais latente atualmente é estar nas redes sociais. Uma loja que está presente, diariamente, com dicas, vídeos, ou qualquer demonstração de produto, com certeza estará na frente dos concorrentes. É possível se destacar com posicionamento orgânico, mas investir em redes também dá muito resultado.
Além disso, é preciso estar presente de todas as maneiras. O cliente comprou? Faça um pós-venda, pergunte se tem dúvidas, passe para tomar um café sem pretensão alguma. Isso demonstra relações que não são apenas movidas por interesse, mas também por vínculos.
Conhecer a cidade
É importante conhecer quem compra de você para saber onde vale mais a pena investir: em materiais para casas menores, ou para grandes empreendimentos? O que vende mais aqui que eu poderia baixar o preço e incentivar a compra? Faça uma análise do local em que a loja está instalada para chegar a essas conclusões.
Investir nas pessoas
Um bom atendimento não deve acontecer apenas pelos vendedores, mas deve ser uma consciência de todos. Isso só é conquistado através de treinamento e investimento em pessoas com cursos e treinamentos específicos. A diferença e polidez serão percebidas por qualquer cliente, pode ter certeza disso.
Oferecer comodidades
Um café fresquinho oferecido na hora das compras, boa localização e facilidade de pagamento são alguns fatores que contribuem para que sua loja seja mais procurada. Isso é conexão e facilitação da vida do cliente em vários sentidos, fazendo até com que sua loja seja mais lembrada que as outras. Experimente!
Fazer parcerias
As conexões tornam seu negócio ainda mais confiável, principalmente se já existe um bom relacionamento com fornecedores e grandes empresas. Destacar essas relações de alguma maneira na sua loja ou nas redes sociais, são como vitrines para mostrar a frequência de qualidade dos produtos.
Mostrar bons exemplos
O melhor local para mostrar os depoimentos positivos são as redes sociais. Sempre que receberem elogios ou estarem em obras importantes, peça permissão aos clientes e divulgue os bons exemplos a todos. Isso é uma ótima vitrine e comprova o bom trabalho da loja.
Estar sempre antenado
O mercado muda o tempo todo, e assim como qualquer setor, o de construção tem tendências. Fique sempre atento no que mudou e como você pode adaptar as tendências a sua loja, sempre, antes mesmo que seus clientes percebam que a mudança está aí. Não tenha medo de mudar.
Promover ações diferenciadas
Grandes ações de marketing são um excelente chamariz para atrair clientes. Lançamentos de produtos, quando bem anunciados, podem atrair mais clientes do que você poderia imaginar para sua loja. Não adianta apenas montar estruturas e aguardar o cliente chegar: é preciso ser atrativo oferecendo brindes, promoções e facilitação de negócio durante as ações.
Abusar das novidades
Não economize em oferecer o produto mais procurado e até mesmo mostrar que na sua loja ele é encontrado de uma maneira mais interessante do que nas lojas da concorrência. Atenda bem e deixe o cliente confortável para fazer qualquer negócio, sem abusos, claro! Ofereça e demonstre soluções, sem esquecer das novidades.
E agora que você já sabe o que precisa fazer para destacar ainda mais sua loja de materiais da concorrência, que tal conferir tudo que você precisa saber para aumentar sua margem de lucro?