Cyber Monday: o que é, quando cai e como aproveitar a data para vender ainda mais!
Você sabe o que é Cyber Monday e como aproveitá-la para aumentar as suas vendas ainda em 2021? A Cyber Monday é um evento anual em que lojistas oferecem produtos com descontos para vendas via internet.
A data surgiu nos EUA, mas seu sucesso chegou ao Brasil e diversos outros países. Sendo assim, juntamente com a Black Friday, é a época mais aguardada pelos consumidores.
Já que nesta ocasião os produtos podem alcançar redução de até 80%, os consumidores passam o ano aguardando a data. Diante disso, os lojistas também precisam se preparar com antecedência para oferecer seus produtos com descontos atrativos.
Sendo assim, neste artigo apresentamos dicas para você aproveitar a Cyber Monday e aumentar as suas vendas. Confira as dicas na leitura do artigo.
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O que é Cyber Monday?
A Cyber Monday surgiu como uma ação de vendas online. Desta forma, a Cyber Monday é um evento em que as lojas oferecem descontos para compras, exclusivamente, através da internet.
Assim, o evento foi criado em 2005 pela Federação Nacional de Comércio Americana. Desta forma, a data foi criada para turbinar as vendas de final de ano no varejo.
No entanto, a Cyber Monday só chegou ao Brasil em 2012, quando os lojistas chegaram a oferecer descontos de até 80%. Além do Brasil, a Cyber Monday já acontece em diversos outros países.
Logo que chegou ao, a data era mais voltada para tecnologia e jogos. Agora, os descontos se estendem a qualquer tipo de produto. Desta forma, durante a Cyber Monday, as lojas oferecem descontos tão atraentes quanto na Black Friday.
Cyber Monday em 2021:
A Cyber Monday ocorre na segunda-feira logo após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos. Em 2021, a Cyber Monday acontecerá dia 29 de novembro. Ou seja, na segunda-feira após a Black Friday.
Assim, a partir disso, no Brasil acontece a Cyber Week, um evento que também oferece descontos durante toda a semana.
Impactos da Cyber Monday:
Segundo relatórios da Neotrust/Compre&Confie, o evento resultou em um crescimento de 41,8% em relação à 2019. Ou seja, isso corresponde a um faturamento de R$ 702,71 milhões em vendas.
Diante desses resultados, a previsão é ainda mais otimista para 2021. Assim, é preciso investir em planejamento de forma aumentar a sua competitividade. E isso vai além de ter um bom produto com um preço atraente.
Toda data temática exige do lojista mais esforço para se destacar da concorrência e atrair a atenção dos clientes.
Mas mesmo que você não tenha incluído a data em seu planejamento anual, ainda dá tempo de se preparar para a Cyber Monday. Portanto, acompanhe as nossas dicas para aproveitar a data e vender mais.
Como se preparar para a Cyber Monday 2021:
Eventos como a Cyber Monday são bastante aguardados pelos consumidores. Assim, eles esperam essa data para comprar produtos com preços mais atraentes.
Sendo assim, você, enquanto lojista, também precisa se preparar com antecedência para esse evento.
Por isso o planejamento anual é importante. E ele começa com um estudo do mercado, ou seja, você deve analisar seus concorrentes e público-alvo.
Desta forma, pode determinar os preços dos produtos de forma mais assertiva, assim como margem de lucro e o percentual de descontos que vai oferecer.
Mas para traçar as suas estratégias e vender mais na Cyber Monday, é preciso definir alguns pontos importantes.
Quem é o seu público-alvo:
Conhecer o seu público-alvo ou persona é importante para a sua comunicação.
Qual é o seu produto ou mix de produtos:
Uma vez que você conhece a sua persona, é preciso oferecer o produto certo para ele. Portanto, você deve oferecer produtos que atendam às necessidades específicas do seu público.
Porém isso não significa que você não possa trabalhar com outros produtos. Mas esses produtos, especificamente, terão maior procura e saída.
Planejar as ações promocionais:
Uma boa prática é acompanhar o que a concorrência está fazendo, analisando seus acertos, erros e resultados. Ou seja, fazer Benchmarking.
Além disso, você pode estabelecer parcerias com fornecedores e outros estabelecimentos de forma que sua divulgação atinja mais pessoas.
Portanto, divulgar é importante para que seu público saiba o que você tem a oferecer. Sendo assim, invista nos canais tradicionais como o rádio, mas aposte no marketing digital.
Ou seja, é possível alcançar um número maior de clientes utilizando estratégias de marketing digital. Sem contar que o investimento em marketing digital é inferior às mídias tradicionais e que é mais fácil mensurar os resultados.
Prepare a sua equipe de vendas, atendimento, suporte:
Você precisa ter uma equipe de vendas, atendimento e suporte, principalmente, nesta data. Lembre-se que o fluxo de visitas e compras vão ser anormais.
Portanto, sua loja precisa de uma equipe especializada e treinada para prestar um atendimento rápido e de qualidade. Assim, o atendimento pode ser determinante para fechar ou perder uma venda. Invista na qualidade do seu atendimento.
Organize a sua loja e-commerce:
Já mencionamos o fluxo de visitantes e compradores. Por isso, sua loja precisa estar pronta para recebê-los.
A estrutura do seu site vai suportar essa quantidade de visitas? Os produtos estão todos cadastrados? Possuem todas as informações?
Invista na divulgação:
As pessoas passam cada vez mais tempo na internet. Nesse sentido, você deve apostar, principalmente, em divulgação online. Além de ter um custo menor do que o marketing tradicional, é mais eficiente.
São várias estratégias de marketing que podem ser utilizadas. O ideal é usar uma combinação delas para ter maior alcance. Além disso, faça relatórios e acompanhe o desempenho. E não se esqueça de fazer ajustes sempre que necessário.
Pontos importantes para vender mais na Cyber Monday:
Para os varejistas, o final do ano sempre é uma época bastante aguardada. As vendas do Natal costumam ser uma das melhores.
Com a chegada da Black Friday e da Cyber Monday, os lojistas passaram a ter mais opções para aumentarem suas vendas e lucros no final de ano.
Sendo assim, você pode aproveitar a Cyber Monday para aumentar seu lucro e eliminar estoques encalhados. Além disso, o evento também contribui para obter dados importantes que podem ser utilizados em outras liquidações.
Descubras algumas estratégias para aumentar as suas vendas na Cyber Monday 2021:
Reutilize estratégias que deram certo:
Você pode reutilizar estratégias que tenha empregado em outros eventos e que trouxeram bom retorno. Assim, basta adaptá-las para a Cyber Monday. Além disso, você pode aproveitar a Cyber Monday para colocar os produtos que não foram vendidos na Black Friday na promoção.
Criar relatórios sobre o que foi mais procurado e vendido em outras promoções ajuda a oferecer aquilo que o público está procurando. Desta forma, também é possível oferecer produtos que o cliente já estava de olho, mas por algum motivo acabou não comprando.
Diversifique os canais de vendas:
Quanto mais você é visto, mais é lembrado. Sendo assim, esteja em diferentes plataformas para aumentar a sua visibilidade e o tráfego da sua loja. Isso é especialmente importante na Cyber Monday, já que o evento acontece exclusivamente online.
Portanto, você pode fazer uso de redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e programas de afiliados. Além do mais, atualmente, uma boa estratégia é fazer parceria com influenciadores digitais para promoverem seus produtos e lojas.
Crie promoções atraentes e ofereça descontos reais:
Existem várias formas de oferecer descontos. Assim, você pode fornecer cupons de descontos através de e-mail marketing ou o famoso combo “2 por 1”. No entanto, independente da forma que escolher, a promoção precisa ser transparente para o cliente.
Desta forma, demonstra qual o desconto está dando e além de apresentar as informações sobre o produto. Portanto, não fraude promoções. O consumidor vai saber e o resultado pode não ser bom para os seus negócios.
Prepare a sua equipe:
Em datas e eventos como a Cyber Monday, seu site vai receber um fluxo bem superior ao normal. Diante disso, sua loja, seu e-commerce precisa estar preparado para suportar tantas visitas.
Além disso, você precisa ter uma equipe de vendas e atendimento treinada e preparada para atender os visitantes e clientes. Tanto para realizar vendas, como tirar dúvidas e atender reclamações.
Sendo assim, seu site, sua loja, precisa ter um bom layout, fácil de navegar, que funcione em qualquer dispositivo. Também oferece diversas formas de pagamento e de atendimento.
Se possível, pode usar chatbots para agilizar os atendimentos e até resolver aqueles que forma mais simples. E para pagamentos utilize plataformas que oferecem formas de segurança para evitar ataques e fraudes.
Conclusão:
A Cyber Monday, assim como a Black Friday, é outra forma de lucrar e de liberar o estoque encalhado. Mas para vender mais na Cyber Monday é preciso planejamento e adotar algumas estratégias.
Portanto, tenha uma equipe de vendas e atendimento treinada a capacitada, oferecer descontos atrativos e reais, estar presente em diversos canais de venda e utilizar estratégias de promoção que já deram certo em outras épocas.Desta forma, você consegue aproveitar a data para vender mais.
Por isso, se você ainda não está pronto para a Cyber Monday, siga todas as nossas dicas e arrase nas vendas!