Consultórios: os 5 erros mais comuns no atendimento (e como evitá-los)

Muitos profissionais perdem pacientes por não serem receptivos, por exemplo. Quer saber como começar a mudar isso?

Lidar com pessoas é sempre um desafio, seja você um profissional experiente ou mais novo. Há quem goste do atendimento, mas também existem pacientes que podem reclamar até das cores do consultório médico! Afinal, é sempre muito difícil agradar todas as pessoas que são atendidas.

Mesmo assim, é possível adotar algumas estratégias que evitam e minimizam os erros no atendimento e até mesmo na estrutura ou organização do consultório médico. Uma delas, por exemplo, é procurar ser mais próximo e receptivo com seus pacientes, já que, em alguns casos, eles podem estar mais fragilizados devido a algum problema de saúde.

Por isso, é importante ficar atento aos erros comuns durante um atendimento e saber como evitá-los. Neste artigo, você saberá o básico para melhorar cada vez mais sua eficácia através de uma consulta resolutiva mas ao mesmo tempo, próxima!

Continue a leitura!

Pilares de um bom atendimento

Antes de falar dos erros, traremos alguns pilares básicos que constroem um bom atendimento, entre eles, educação, paciência e o foco na resolução de problemas, que deve ser o principal em um consultório médico de qualquer especialidade.

Proximidade

Médicos e outros profissionais considerados essenciais têm um desafio e tanto de manter sempre a proximidade com seus pacientes, no caso, clientes. Conversar amenidades e demonstrar que aquela pessoa é importante não precisa levar muito tempo, apenas o necessário para se conectar com histórias.

Educação

Todos têm dias difíceis, mas isso não significa que a rotina no consultório médico precise ficar ainda pior por causa de um atendimento ruim. Antes de qualquer coisa, tratar os pacientes com educação independentemente de qualquer coisa é primordial. Isso vale para funcionários da recepção, médicos e todos que lidam diretamente com pacientes.

Comunicação com a equipe

É visível quando uma equipe funciona bem. Parece até uma orquestra: todos já sabem o que fazer sem pedir, o que torna o atendimento mais prático e rápido. Demonstrar que há sincronismo entre todos traz confiança ao paciente, bem como tratar todos com educação, paciência e tranquilidade.

5 erros mais comuns durante um atendimento

Assim como um consultório médico, qualquer empresa está sujeita a cometer erros durante o atendimento. Veja os mais comuns e comece a evitá-los imediatamente, antes que isso reflita na quantidade de pacientes.

1 – Distância do paciente

Oferecer um atendimento sem humanização pode ser fatal. Isso porque se não há proximidade, o paciente pode nem voltar ao consultório médico ou até mesmo deixar de contar tudo o que precisa para tratar determinada patologia. É importante manter a conversa e a humanização do atendimento, seja com conversas ou atenção plena naquela pessoa.

2 – Mostrar indiferença

Se existe uma atitude que traz desconforto ao paciente é quando ele volta para a consulta e o médico nem lembra quem ele é, ou age como se fosse indiferente aquele problema, minimizando-o. Tente sempre conhecer aquela pessoa e dar atenção a cada detalhe da consulta, ainda que seja rápida, como um retorno médico.

3 – Tratamento exclusivo

Em alguns casos, sem perceber, o médico(a) pode tratar um paciente melhor que o outro, seja por conhecer mais ou até mesmo por interesse, em alguns casos. Fazer isso na frente dos pacientes deixa a situação constrangedora, então quando tiver no consultório médico trate todos como iguais.

4 – Oferecer consultas rápidas

Dificilmente, independentemente da especialidade uma consulta será rápida, a não ser que seja um retorno. Não há como saber todo o necessário em 10, 15 minutos. Demonstre interesse na resolução do problema oferecendo um dos bens mais valiosos, o seu tempo. É só através desse conjunto de informações é que o paciente pode ser bem atendido e indicar o profissional para outras pessoas.

5 – Demonstrar falta de conhecimento

É muito difícil o paciente voltar ao consultório médico se há qualquer tipo de desconhecimento por parte do profissional, seja em relação à clínica, ao paciente ou até sua equipe. Um médico que não entende o que está acontecendo com seu paciente ou com seu ambiente de trabalho não passa confiança.

Esteja sempre preparado, ainda que seja experiente. Sempre há novidades e atualizações. Seus olhos e ouvidos devem estar preocupados com os funcionários, andamento do consultório médico e para os problemas de saúde do paciente. Um profissional seguro e eficaz se constrói através desses e outros conhecimentos.

Por fim, é preciso dizer que erros acontecem, mas estar preparado para eles só melhoram o ambiente de trabalho, bem como o atendimento. Nada melhor que um profissional capacitado, que atende bem, para trazer cada vez mais pacientes.

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Agora que você já sabe como deixar seu consultório mais receptivo, que tal começar a trazer pacientes? Se precisar de ajuda, é só dar uma olhada nessas dicas práticas (e baratas) que separamos para você!

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