Autopeças: como montar sua própria loja com pouco dinheiro, passo a passo

Imagine ter a oportunidade de atuar em um segmento que só cresce a cada ano, e que frequentemente os clientes estão precisando dos seus produtos. Esse é o setor automotivo, mais especificamente o setor de autopeças.

Com certeza esse é um negócio que vale a pena, principalmente se você já entende um pouco da área. Afinal, existe um número enorme de veículos circulando todos os dias, sejam eles novos ou usados e, mais cedo, ou mais tarde, todos precisarão de peças e acessórios.

Se você tem interesse em empreender e em montar uma loja de autopeças, encontrará neste artigo alguns dos principais passos e cuidados a serem tomados durante o processo de abertura de seu negócio. 

Vem com a gente!

Como montar uma loja de autopeças?

Por ser um mercado em constante expansão, não são poucas as pessoas interessadas em saber como montar uma loja de autopeças do zero.

Entre os primeiros passos a serem pensados pelo empreendedor deste ramo estão a localização, a qualidade do atendimento, conhecimento de administração, conhecimento de controle de estoque e planejamento das compras.

Ter um negócio de vendas de peças e acessórios para veículos é um grande negócio e, se for feito um planejamento correto, pode obter bons resultados financeiros.

Estoque e controle de entrada e saídas

Uma loja de autopeças precisa de um bom estoque, e um excelente controle de entrada e saída de mercadorias.

  • Saber com quais nichos de produtos pretende trabalhar (amortecedores, pastilhas de freio, lâmpadas para farol, filtros, retrovisores, limpadores, óleos, para-choques, equipamentos de ar condicionado, pedais, painel de instrumentos, escapamentos, amortecedores, rodas, etc.)
  • Criar um planejamento de negócios para decidir as peças do estoque;
  • Ter algum conhecimento sobre o mercado de autopeças poderá ser de grande ajuda no momento da criação do projeto;
  • Para a gestão de entrada e saída de mercadorias é recomendável software de gestão de estoque.

Mesmo que o empreendedor possua experiência, é sempre importante fazer uma pesquisa de mercado.   

Investimento, localização e concorrência

A estimativa de investimento inicial para abrir uma autopeças é de cerca de 70 a 500 mil reais, de acordo com o tamanho, localização, e outros fatores a serem considerados. 

O melhor local para montar uma auto peças é um local com boa circulação e fácil acesso para veículos. Escolha um local próximo a oficinas mecânicas, borracharias, e demais lojas do ramo.

Os principais concorrentes de uma loja de autopeças são os desmanches de ferro velho, e concessionárias. Para enfrentá-los, a dica é oferecer atendimento diversificado com qualidade e novidades nos produtos, boas opções de pagamento, facilidade na compra e entrega, etc.

Busque estudar o mercado, inclusive o que é comercializado e destacado pela concorrência. Conheça também seu cliente, veja se está entregando o que ele necessita.

Estrutura e canais de venda

O espaço interno para montar uma loja de autopeças não precisa ser muito amplo, dependerá do planejamento de negócio a ser montado. Basicamente é necessário ter uma área de exposição de produtos, um estoque, banheiro, escritório e refeitório.                                             

Com cerca de 60 m² já é possível iniciar uma pequena loja. Quem deseja ter uma loja mais espaçosa, poderá alugar um espaço com cerca de 100 m², ou até mais.

Estacionamento próprio é muito importante para uma autopeças e boa visibilidade do imóvel onde ela será instalada.

Muito importante também é definir seus canais de venda e estratégias de marketing, já que nos dias atuais o consumidor procura tudo de forma digital, em poucos cliques. Desta forma, considere também levar seu negócio de peças automotivas além da estrutura física e invista em um comércio digital.

Um website simples e bem estruturado, e redes sociais ativas e bem administradas poderá aumentar o lucro das autopeças.

Produtos e fornecedores

Montar um comércio de autopeças vai muito além de organizar o espaço físico com prateleiras e itens automotivos. É importante conhecer cada produto, suas funções, diferenciais, ser capaz de tirar todas as dúvidas dos clientes e sempre sugerir a solução mais adequada para cada caso.

A variedade e confiabilidade dos produtos será um dos principais fatores de sucesso do comércio. Sendo assim, um dos primeiros passos para abrir uma autopeças é encontrar uma distribuidora que ofereça produtos de qualidade de diferentes marcas, preço justo, e cumpra prazos de entrega.

É importante frisar a atenção necessária à qualidade das peças que irá revender, já que isso irá influenciar diretamente  na reputação da sua loja e na conquista de mais clientes.

Documentação e abertura de empresa

Depois de uma análise completa de todos esses detalhes, é necessário dar início a abertura legal da empresa. O CNPJ, a licença da prefeitura e todos os alvarás necessários para atuação.

Contar com um serviço de contabilidade para dar auxílio em todo esse processo pode fazer toda a diferença no início da empresa e evitar muitas dores de cabeça futuras com erros nesta primeira etapa de abertura.

Outro fator a se destacar que muitas vezes é um desafio neste início de negócio é a contratação de funcionários. Por mais que o seu desejo seja montar uma loja de autopeças pequena, ainda assim precisará de pelo menos uma pessoa para lhe ajudar.

Em média um comércio desse ramo precisa de pelo menos duas pessoas. Essas pessoas irão cuidar do atendimento e da organização de estoque. Também pode ser necessário contar com mais um funcionário que irá realizar entregas rápidas, ou terceirizar este serviço.

Quer criar uma loja virtual de autopeças?

Um dos fatores que mais influenciam os consumidores a concluir uma compra é a economia, e a internet é uma grande aliada na pesquisa de valores de autopeças.  

Em torno de 70% das peças encontradas em lojas virtuais são mais baratas quando comparadas com as mesmas peças encontradas em lojas físicas.

Existe também a possibilidade de abrir uma loja virtual de autopeças, seja como uma forma de iniciar o negócio, ou como estratégia principal. Montar uma loja virtual de autopeças é um excelente investimento, com gastos bem mais baixos que uma loja física.

Para muita gente, um carro não é apenas um carro, mas uma paixão, uma conquista, e um bem de valor. Com isto em mente, os empreendedores vislumbram a oportunidade de vender produtos automotivos por meio de lojas virtuais.

Algumas vantagens da loja virtual em relação a loja física de peças automotivas para o cliente são: melhor preço, comodidade, facilidade na localização, e na comparação de peças. 

Esta é uma ótima oportunidade de negócio, então continue a leitura e descubra mais sobre as lojas virtuais de autopeças.

Escolha da plataforma e canais de vendas

Muito bem, você montou um plano de negócios, definiu quais produtos quer vender e qual será a especialidade do comércio. Se a plataforma do seu e-commerce também já está definida, vamos avançar! Agora é o momento de criar uma loja virtual.

Uma loja online apresenta algumas vantagens em relação à loja física, como menor custo, maior visibilidade, maior possibilidade de crescimento, etc. É importante conhecer alguns pontos antes de entrar no mundo virtual.

Um desses pontos é qual plataforma utilizar, pois elas possuem diferentes ferramentas que podem ser úteis ou não de acordo com a necessidade de cada negócio. Vale a pena pesquisar algumas entre as opções disponíveis, já que elas são muitas!

Layout da loja virtual de autopeças

Engana-se quem acha que uma loja na internet seja somente tirar uma foto do produto e colocá-lo em alguma rede social, ou enviar mensagens por aplicativos. 

Existem várias estratégias para que seu negócio tenha sucesso e se diferencie. Vamos citar alguns pontos importantes.

Simplifique

A experiência do usuário em um site precisa ser intuitiva e agradável. O processo de navegação não pode necessitar um conhecimento amplo para concluir uma compra. Inúmeras lojas não conseguem alcançar seus objetivos por serem complexas demais para seu público alvo.

Defina quais produtos serão oferecidos

Uma loja de autopeças conta com uma quantidade enorme de produtos, isto pode parecer uma vantagem, mas os clientes podem ficar perdidos em meio a tanta opção e simplesmente abandonar a compra.

Invista na qualidade das fotos e no visual do site

Os clientes compram produtos na internet por imagem e vídeos. Não adianta ter um ótimo produto se ele não é bem visto. Portanto, invista em fotos de boa qualidade e, também, na descrição dos produtos, se possível com suas aplicações. Mostre profissionalismo!

Afinal, vale a pena abrir uma loja de autopeças?

Independente se de forma física ou online, esse é um mercado que cresce muito a cada ano, então pode ser sim uma boa oportunidade para começar a empreender.

O faturamento médio mensal de uma loja de pequeno ou médio porte é entre 15 e 80 mil reais. Já a margem de lucro de um negócio como esse costuma ficar na faixa dos 25%.

Então, sim, investir em uma loja de autopeças valer a pena, desde que com um planejamento e estratégias adequadas. Pesquisar o mercado internacional, nacional, e regional; se manter atualizado e buscar sempre novas estratégias e oportunidades de expandir são algumas das qualidades necessárias para o investidor do ramo de peças e acessórios automotivos. 

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