Construção Modular: o que é e como preparar sua loja para atender essa demanda

Tendência em vários países, a construção modular está chegando aos poucos no Brasil, mas já faz muito sucesso. As suas vantagens são inúmeras e, por isso, é bem possível que em pouco tempo tome conta dos projetos da construção civil.

E se você possui uma loja de materiais de construção, é importante que fique esperto sobre a busca por esse tipo de obra. Afinal, o seu estabelecimento pode se especializar nesse nicho de mercado e contar com um diferencial competitivo para se destacar da concorrência.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir tudo a respeito da construção modular e como preparar sua loja para atender essa demanda.

Você pode gostar de ler também:

> E-commerce de materiais de construção: por que e como criar o seu

> Mercado de construção civil: 5 tendências nas quais você deve investir

> Como usar as redes sociais da sua loja de materiais para vender mais?

O que é construção modular?

A construção modular também recebe o nome de construção industrial ou construção offsite. O termo offsite pode ser traduzido como fora do local de construção, já que para esse tipo de obra são utilizados módulos individuais pré-fabricados que apenas são instalados no local.

De acordo com o projeto, é necessário que haja mais ou menos trabalho no lugar onde a construção é erguida, por isso, nem todos os profissionais da área usam o termo offsite como sinônimo para construção modular. De todo o modo, trata-se de uma técnica bastante versátil e vantajosa.

A versatilidade se dá porque com os módulos pré-fabricados é possível construir todo o tipo de residência ou prédio para funcionar como hotéis, escolas e estabelecimentos comerciais. Da mesma forma, consegue-se fazer uso de inúmeros materiais.

Assim os módulos podem ser de vidro, aço/steel frame ou mesmo de materiais mais tradicionais na construção civil, como concreto e madeira. Outro diferencial da construção modular é a possibilidade de desenvolver projetos com designs inovadores, devido à variedade de materiais que podem ser aplicados.

Mesmo assim, é possível construir casas com visual tradicional, confortáveis e básicas. Mas se a ideia é uma residência bastante luxuosa, a construção modular também atende.

Portanto, apesar de ser uma construção em módulos padronizados, eles podem ter tamanhos diferentes, bem como acabamentos e o projeto arquitetônico desejado. Em países como os Estados Unidos, Austrália e Japão, por exemplo, essa técnica já é bastante comum.

As vantagens da construção modular

São muitas as vantagens que a construção modelar oferece em relação às maneiras tradicionais de construir residências e prédios. Veja a seguir quais são as que se destacam:

Mais agilidade na obra

Uma das vantagens mais evidentes é a rapidez com que uma construção feita a partir de módulos tem em relação à obra convencional. Isso acontece por uma série de razões. Entre elas, o fato de não ter que parar o trabalho devido ao mau tempo, já que os módulos são produzidos dentro da fábrica.

E por serem padronizados, a sua fabricação é bastante rápida. Estima-se que o prazo para concluir uma construção modular seja de 30% a 50% mais ágil do que as construções convencionais. Como já dito, parte disso se deve ao fato de mais do que metade do processo ser feito dentro da indústria.

Desse modo, é possível dizer que um prédio de 2 mil metros quadrados leva somente 90 dias para ser finalizado. Se for menor, como uma obra de 60 metros quadrados, o prazo de entrega não passa dos dois meses. 

Sustentabilidade do canteiro de obras

Outro ponto importante e também uma imensa vantagem da construção modular é a sua sustentabilidade do canteiro de obras. Afinal, já que os módulos chegam prontos no local da construção, a quantidade gerada de entulhos é significativamente inferior, sem contar que ocorre menos desperdício.

E mais, a construção modular depois de pronta pode até mesmo ser transferida de lugar. Isso quer dizer que não precisa ser demolida e, mais uma vez, evita o surgimento de um grande volume de entulho. Estima-se que esse tipo de obra gere cinco vezes menos entulhos do que as demais.

E-book

Com o projeto certo, essas obras podem ser ainda mais sustentáveis. Isso porque elas facilmente se adaptam a residências e mesmo prédios onde se quer instalar painéis solares e contar com uma estrutura para captação da chuva. Também oferece alto isolamento térmico.

Segurança em todos os aspectos 

Os módulos pré-fabricados seguem as mesmas normas de segurança que existem na construção civil tradicional. Portanto, esse tipo de obra é tão seguro quanto qualquer outro. Além disso, a segurança dos trabalhadores pode ser até maior.

Isso acontece porque o esforço físico exigido no desempenho das suas funções e até o risco de acidentes no canteiro de obras são menores.

Eficiência do processo produtivo 

Mais uma vantagem da construção modular é que a fabricação dos módulos seguem os preceitos do Lean Manufacturing, que pode ser traduzido como manufatura enxuta. Ou seja, prioriza a eficiência total do processo produtivo.

Para tanto, são reduzidos os desperdícios e busca-se a qualidade total e as melhorias contínuas. Trata-se de um método de produção que busca o aperfeiçoamento, já que está sempre inovando. Embora obras tradicionais também possam seguir esse conceito, com a construção modular é mais fácil. 

Existem desvantagens na construção modular?

Depois de conferir tantas vantagens você pode se perguntar se não há também as desvantagens. Elas existe sim, mas podem ser encaradas como resistências. Isso porque em um primeiro momento é normal que as pessoas não se encantem tanto com as construções modulares justamente por não conhecerem.

Trata-se de uma questão cultural, afinal, no Brasil as obras de alvenaria são amplamente difundidas e tudo que é novo pode ser visto com desconfiança inicialmente. E claro, por se tratar de uma forma diferente de construir a mão de obra deve se qualificar, o que também gera resistência.

Outro ponto é que existe todo um mercado fornecedor voltado para a construção civil que pode ser impactado ou terá que se adaptar, mais uma razão para que haja resistência de alguns setores da economia.

De modo similar, há uma logística diferente que deve ser implantada para que a construção modular obtenha êxito. O mesmo pode ser dito da falta de equipamentos e dependência da importação de materiais. 

Por isso, uma única construção feita com módulos pode não ser tão econômica quanto é em outros países, já acostumados com esse tipo de obra. No entanto, quando há escala produtiva é possível promover uma grande economia em relação a outros tipos de construções.

Outra desvantagem que também pode ser vista como uma resistência é a sua baixa verticalização. Ou seja, as construções modulares se adaptam melhor com obras horizontais, assim, para construções amplas é preciso investir em projetos de múltiplos pavimentos. Mas isso não é uma regra. 

Cases de sucesso em construção modular

Veja a seguir alguns cases de sucesso da construção modular no Brasil e em outros países:

Mini Sky City

Um exemplo de construção em módulos é um prédio com 57 andares na China, que foi erguido em apenas 19 dias. Trata-se de um arranha-céu com 800 apartamentos e espaço para escritórios. Para tanto, foram fabricados quase 3 mil blocos em quatro meses e meio.

Paddocks da Fórmula 1 

Nesse caso, os módulos substituíram os robustos motorhomes para montar a estrutura para o público e os pilotos, bem como suas equipes. O Brasil também fez uso da técnica para a Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil em 2019.

Clement Canopy 

Trata-se de um dos maiores edifícios modulares do mundo, situado em Singapura. Possui quase duas mil unidades habitacionais e mais de 500 apartamentos residenciais de luxo.

Tetris Container Hostel 

Esse é um case de sucesso brasileiro e está situado no Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu. A construção modular é formada por 15 contêineres, onde é possível hospedar 70 pessoas, somando mais de 1 mil metros quadrados. A sua inauguração foi em 2014 e outro diferencial é o de contar com telhado verde.

Lady Liberty Academy Charter School 

Esse é outro exemplo de construção modular, uma escola em New Jersey, nos Estados Unidos, que combina no seu projeto madeira e aço. Levou menos de um ano para a obra ser concluída.

Centro de Treinamento do Vasco da Gama 

No Brasil, há também um exemplo localizado na Barra da Tijuca, na capital carioca. Consiste em seis campos de futebol, sendo que um deles é um mini estádio que comporta 2 mil pessoas.

Samba in The Box

Na cidade mineira de Itabirito existe mais um caso de sucesso de construção modular. É um hotel feito de contêineres, que demorou menos de três meses para ser finalizado. Abriu as portas em 2019 e possui 16 quartos em aço galvanizado. 

Agora que você já conhece essa tendência em termos de construção civil pode se preparar para oferecer na sua loja de materiais de construções todas as matérias-primas necessárias. Pode ainda fazer parcerias com construtoras e fazer parte dessa inovação.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.