Vender parcelado: descubra se vale a pena para seu negócio
“Devo parcelar minhas vendas?” Em algum momento, todo dono de negócio já teve essa dúvida, e se perguntou se e como optar por vender parcelado poderiam impactar no caixa da empresa.
Hoje em dia, quando todos já estão tão acostumados a parcelar, pode parecer que qualquer empresa tem a obrigação de oferecer a opção de parcelamento, não é? Mas não é bem assim. Dependendo do segmento em que atua e do perfil dos clientes, parcelar pode ser mais interessante para uns negócios do que para outros.
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Afinal, é necessário também levar em consideração custos e prazos para receber os valores, que podem comprometer o caixa sem o devido planejamento financeiro. Por isso, antes de oferecer essa facilidade, é fundamental determinar se seu negócio pode ser beneficiado e se ele suporta todas as condições para isso.
Para descobrir se vender parcelado é ou não um bom caminho para seu negócio, veja a seguir tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de pagamento.
Os prós e contras de vender parcelado
Embora seja consenso afirmar que vendas a prazo são sempre muito bem-vindas e vantajosas para os clientes, nem sempre o mesmo vale para quem as oferece.
Assim como deve ser feito antes de qualquer decisão com potencial para impactar o faturamento e despesas do seu negócio, é indispensável colocar prós e contras de vender parcelado na balança antes de bater o martelo.
Vantagens
Ticket médio maior
Ticket médio é o valor que cada cliente costuma deixar, em média, em uma compra que ele faz em seu negócio. Esse valor depende do poder de compra de cada um, ou seja, o valor que pode ser gasto de uma única vez no débito ou crédito à vista.
Porém, ao oferecer para o cliente a opção do parcelamento, seu negócio aumenta o poder de compra que ele tem disponível para adquirir seus produtos ou serviços.
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Dessa forma, adquirir itens de valor mais alto ou acrescentar mais produtos em uma compra fica mais acessível, já que ele tem mais facilidade para dividir o pagamento em quantas parcelas couberem melhor em seu orçamento mensal.
Aumento de vendas
Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aproximadamente 83 milhões de brasileiros possuem ao menos uma compra parcelada.
Esse dado sugere que parcelar compras já é um hábito comum e importante para o consumidor brasileiro. E que empresas que oferecem essa facilidade de pagamento têm maiores chances de atrair clientes e aumentar suas vendas.
Afinal, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 70% das pessoas que fizeram uma compra parcelada não teriam feito se a loja não oferecesse essa opção. Logo, oferecer essa facilidade no pagamento pode ser a diferença entre um novo cliente e uma venda perdida.
Menos inadimplência
Em tempos de crise e dificuldade financeira, a inadimplência, ou seja, a falta de pagamento total ou parcial de uma dívida ou transação comercial por parte do cliente, costuma ser uma risco constante na vida do empreendedor.
No entanto, ao parcelar suas vendas no cartão de crédito, não é mais necessário se preocupar se você vai ou não receber seu dinheiro, nem gastar horas e energia cobrando aqueles clientes que ainda não pagaram suas compras.
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Isso porque essa responsabilidade agora recai inteira e exclusivamente sobre a operadora do cartão utilizado pelo cliente no momento da compra, que também é responsável pelos procedimentos de emissão e análise de crédito de cada cliente.
Isso garante que você sempre irá receber seu dinheiro ao parcelar vendas no cartão!
Mais giro de estoque
Aumentar suas vendas e aumentar seu ticket médio por meio do parcelamento também significa menos produtos parados no estoque por muito tempo, o que poderia prejudicar o fluxo de caixa do negócio.
Na prática, produtos sem saída representam dinheiro parado. Ou seja, um investimento que não está gerando retorno. E quanto mais tempo esses itens ficam encalhados nas prateleiras, menos capital você tem disponível em caixa.
O parcelamento de vendas contribui para aumentar a saída desses produtos e garantir que sejam renovados com mais frequência, mantendo o caixa sempre abastecido e diminuindo custos com a estrutura e logística do estoque.
Desvantagens
Prazos para receber
Enquanto que o tempo entre a transação e o recebimento para vendas no débito é de apenas um dia, e no crédito à vista em até 30 dias, ao vender a prazo, o valor de cada parcela é transferido somente no vencimento de cada uma.
Nesse meio tempo, o empreendedor ainda precisa abastecer seu estoque, pagar funcionários e ficar em dia com suas várias despesas. Daí ser tão importante garantir que você possui capital de giro suficiente para sustentar o recebimento parcelado.
Quem não quiser ter essa dor de cabeça tem a opção de antecipar o recebimento das parcelas, mas é recomendável ter cuidado com essa facilidade, já que, além das taxas normais por transação, costumam ser aplicados novos descontos.
Taxa de antecipação
Como citamos, é possível e muito comum, solicitar um adiantamento das vendas parceladas direto para sua operadora, entretanto isso normalmente resultará em um custo extra, a chamada taxa de antecipação.
Cada operadora de cartão tem liberdade para cobrar as taxas que quiser, mas que costumam ser de, aproximadamente, 5% sobre o valor total da operação, mais taxas de 2% a 3% por cada parcela que você desejar antecipar.
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Ou seja, nesse cenário, antecipar uma venda de R$2.000, em 12 parcelas, pode custar até 40% desse valor, ou seja, nada menos que RS 800.
Então, caso opte por vender parcelado e antecipar seus recebimentos, garanta que sua margem de lucro suportará esse custo adicional, ou procure uma operadora ou solução de financiamento que não trabalhe com esse tipo de taxas.
Risco de fraude
Seja no débito ou no crédito, qualquer tipo de operação no cartão exige muita atenção a fim de evitar possíveis fraudes. Para vendas parceladas, em que é mais comum transacionar valores ainda maiores, esse cuidado deve ser redobrado.
No mundo físico o principal motivo de fraudes é por conta do uso de cartões roubado ou clonados, mas uma maneira simples de evitar isso é solicitar algum documento que comprove a identidade do portador do cartão e sempre emitir um comprovante da venda!
Afinal, vender parcelado ou não?
Agora que você está por dentro dos benefícios e custos envolvidos em oferecer vendas parceladas, decidir se essa é uma boa opção ou não para seu negócio deve ser muito mais simples.
No entanto, é importante ressaltar que essa é uma decisão muito particular de cada empresa, dependendo muito do segmento de cada uma.
Não se esqueça de levar em consideração também o perfil do seu cliente, e se parcelar compras é uma necessidade real para ele. Caso contrário, você pode aumentar acabar aumentando seus custos para oferecer essa facilidade de pagamento, mas não obtendo retorno sobre esse investimento.
Se, depois de considerar tudo isso, você decidir apostar nessa modalidade de recebimento, não descuide do controle financeiro. Fique sempre atento a como seus clientes reagem às vendas a prazo e analise o mercado para encontrar a opção de parcelamento mais vantajosa para seu negócio.
Como vender parcelado e receber à vista?
Como você já deve ter notado, vender parcelado traz muito mais vantagens do que desvantagens para o seu negócio, não é mesmo?
Mas você já se perguntou se existe alguma forma de eliminar completamente as desvantagens que listamos lá em cima e ainda vender parcelado no seu negócio?
Se você quiser parcelar suas vendas com uma maquininha comum, a resposta é não.
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Mas ao utilizar uma solução de financiamento inteligente, como o Parcele Já, você não apenas parcela sua vendas em até 12x no cartão de crédito como recebe seu dinheiro todo em apenas um dia e sem qualquer desconto de taxas.
Isso quer dizer que não importa quantas vezes seu cliente desejar parcelar, você sempre vai receber o dinheiro total à vista no dia seguinte e sem pagar nada por isso!
Quer entender todos os benefícios dessa solução para o seu negócio? Então assista ao vídeo abaixo!
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